domingo, 27 de setembro de 2015



Echeveria Elegans Gesneden

Quando seguramos numa única roseta da suculenta Echeveria Elegans Gesneden em nossas mãos, não podemos deixar de nos maravilhar com o fantástico de design da sua formação. As folhas estão dispostas ordenadamente para formar uma roseta simétrica como um reflexo de uma rosa aberta. Cada roseta é pesada e robusta por ser carnuda deixa armazenar água, uma característica que lhes permite sobreviver durante períodos de seca. 


As cores das folhas são geralmente de cinza-claro ou verde pálido, mas mesmo E. elegans tem variações na forma e cor da folha, dependendo das condições de cultivo,  as suas cores são sempre mais intensas durante o outono e a primavera.

Uma única planta pode produzir vários 'bebés' através da sua haste, eles formam rosetas perfeitas em miniatura que, gradualmente, vão crescer mais e mais, acabando por fixar no chão/terra/solo e que muitas vezes dá-se a separação da planta-mãe para crescerem por conta própria. 


 


Quando Echeverias são plantadas em vasos, as rosetas gordas eventualmente podem «cair» sobre os aros – proporcionando uma visão magnífica! 



São plantas ideais para formar grandes mantas; podendo crescer entre pedras e também em jardins ornamentais; são realmente bonitas quando plantada em massa em jardins de pedra e cascalho. Tenho algumas em vasos, neste momento estou começando a colocar no jardim lá de casa.

Nome científico ou latino: Elegans Echeveria 
















- Comum ou vulgar Nome: Echeveria, Rosa alabastro

- Família: Crassulaceae (Crassulaceae).

- Origem: México. A maioria das 150 espécies de Echeverias são nativas do México.

- Etimologia: o nome genérico "Echeveria" deriva do botânico mexicano Echeverria.

- As rosetas frequentemente apresentam flores cor-de-rosa com extremidade amarelas. 


Desde a sua chegada a casa  de pequenina até florir: Echeveria Elegans Gesneden.





Nota:
As Echeverias são auto estéreis, o que significa que uma flor não pode ser fertilizada pelo seu próprio  pólen ou por quaisquer outras flores da mesma planta ou de uma ventosa da mesma planta nem mãe ou de outra planta similar.