quinta-feira, 16 de julho de 2015

Língua-da-sogra

Só o nome desta planta provoca risos: Língua-da-sogra , também conhecida como Espada de São-Jorge, é uma planta herbácea de origem Africana. 
Sempre achei que era uma planta monótona, a minha mãe tinha plantado algumas em vasos de cimento feitos artesanalmente pelo meu pai. Como a apresentada na seguinte foto:

Verde todo o ano e quase sempre sem flor e está quando surge não é lá muito cativante. 
Quando semanalmente ajudava a regar as plantas lá de casa a minha mãe muitas vezes repetia “não coloques água nelas, foram regadas a semana passada”, que planta tão estranha. Aos poucos fui-me afeiçoando, só pelo facto de não ter que regar muitas vezes e por não necessitar de muitos cuidados, na altura podia bem dizer que pouco interesse me suscitavam...






Mas esta planta pelos vistos pode fazer jus ao seu nome: as folhas são afiadas, pontiagudas e por vezes a ponta torna-se cortante. Conhecendo melhor e pesquisando sobre ela além do seu uso ornamental, são conhecidas como plantas de protecção e são colocadas nas entradas das casas (como na casa da minha mãe), porta de comércios e locais de entrada e saídas de pessoas. Por apresentar folhas pontiagudas e voltadas para o alto, confere-lhe a associação com o poder de cortar energias negativas, maus espíritos, inveja e mau-olhado. Atrai prosperidade e dá força e coragem.



       


É uma herbácea de resistência extrema, excelente para jardins de baixa manutenção. Suas folhas são muito ornamentais e podem se apresentar de coloração verde acinzentada e matizadas, com margens de coloração branco-amareladas.
Devem ser cultivadas à plena sol ou meia-sombra, em vasos ou num jardim, sozinhas ou em conjunto com outras plantas. Resiste tanto à seca, como ao frio e ao calor, além de ser pouco exigente quanto à fertilidade.





















É altamente tóxica, sua seiva/sumo em contacto com a corrente sanguínea pode até matar. Mas em contra partida esta planta é muito difícil de a matar, podendo até aborrecer-se de a ter por perto. Porém, é uma planta de fácil manutenção e uma forma simples de dar um toque verde à casa. Pode crescer à sombra e praticamente em qualquer local.
De acordo com pesquisas científicas, Sansevieria Trifasciata: Limpa do ar benzeno, metanal (formol), tricloroetileno, xileno e tolueno. Produzindo oxigénio durante a noite.


Nome cientifico: Sansevieria Trifasciata Laurentii
Família: Liliaceae, 
Divisão: Angiospermae



Sem comentários:

Enviar um comentário